O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Dicas para o planejamento do projeto de pesquisa

Alex França

nov 8, 2022

Embora possa parecer um pouco estranho discutir o projeto de pesquisa por aqui, o planejamento do projeto de pesquisa é uma parte essencial do processo de pesquisa e tem implicações na qualidade dos dados coletados e analisados. As decisões tomadas podem afetar a qualidade dos dados que você precisa analisar e a maneira como aborda suas questões de pesquisa.

Uma boa pesquisa depende do planejamento cuidadoso e da execução do estudo. Existem muitos livros excelentes escritos sobre o tema do projeto de pesquisa para ajudá-lo nesse processo – desde uma revisão da literatura, formulação de hipóteses, escolha do projeto de estudo, seleção e alocação de participantes, registro de observações e coleta de dados (exemplo: Paul C. Cozby – Métodos de Pesquisa Em Ciências do Comportamento).

Para começar, tenha uma boa compreensão da pesquisa que já foi realizada em sua área. A leitura de uma variedade de textos sobre o tema ajudará. E agora, considere estas dicas ao projetar seu estudo:


• Considere que tipo de projeto de pesquisa (por exemplo, experimento, pesquisa, observação) é a melhor maneira de abordar sua questão de pesquisa. Existem vantagens e desvantagens em todos os tipos de abordagens de pesquisa; escolha a abordagem mais apropriada para sua questão de pesquisa específica.

• Se você optar por usar um experimento, decida se um projeto entre grupos (casos diferentes em cada condição experimental) ou um projeto de medidas repetidas (mesmos casos testados em todas as condições) é o mais apropriado para sua questão de pesquisa. Um grupo de controle é necessário ou desejável? A falta de grupo de controle limitará as conclusões que você pode tirar?

• Sempre selecione mais participantes do que você precisa, principalmente se estiver usando uma amostra de humanos. As pessoas são notoriamente pouco confiáveis ​​– elas não aparecem quando deveriam, ficam doentes, desistem e não preenchem os questionários corretamente.

• Em estudos experimentais, verifique se você tem participantes suficientes em cada um de seus grupos (e tente mantê-los iguais quando possível). Com grupos pequenos, é difícil detectar diferenças estatisticamente significativas entre os grupos. Existem cálculos que você pode realizar para determinar o tamanho da amostra que você precisará. Na Academy, temos aulas sobre o uso do G*Power, software gratuito e mundialmente recomendado para o cálculo amostral.

• Escolha variáveis ​​dependentes apropriadas que sejam válidas e confiáveis ​​(veja a discussão sobre este ponto mais adiante neste capítulo). É uma boa ideia incluir várias medidas diferentes – algumas medidas são mais sensíveis do que outras.

• Se você decidir realizar uma pesquisa por meio de um questionário que você mesmo criou, faça um teste piloto primeiro para garantir que as instruções, perguntas e itens da escala sejam claros. Sempre que possível, teste-piloto no mesmo tipo de pessoas que serão usadas no estudo principal (por exemplo, adolescentes, jovens desempregados, presos). Você precisa garantir que seus respondentes possam entender os itens da pesquisa ou do questionário e responder adequadamente. Os testes-piloto devem
também selecione quaisquer perguntas ou itens que possam ofender potenciais respondentes.

Essas são dicas básicas que podem evitar coletar os dados de maneira inadequada e diminuir dores de cabeça na hora de analisar os dados. Suas análises dependem da qualidade dos dados recolhidos e essa qualidade vem de um bom planejamento de pesquisa.

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender sobre Metodologia e Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

França, A. (2022, 8 de novembro). Dicas para o planejamento do projeto de pesquisa. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/dicas-para-o-planejamento-do-projeto-de-pesquisa/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como escrever uma revisão sistemática? A declaração PRISMA

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como escrever uma revisão sistemática? A declaração PRISMA

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias