O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Marcos Lima

jul 23, 2023

Neste post, descreveremos a diferença entre R e RStudio. Além disso, mostraremos onde e como baixar o R e o RStudio. Em seguida, destacaremos as vantagens de realizar suas análises estatísticas e psicométricas usando o R e o RStudio. Por fim, apresentaremos o curso R para Iniciantes, que visa fornecer uma introdução ao tema para quem está dando os primeiros passos na linguagem R.

O que é R?

A análise de dados desempenha um papel fundamental em qualquer tipo de pesquisa, permitindo assim que os analistas obtenham insights valiosos a partir de seus estudos. Por isso, o R tem se destacado como uma ferramenta poderosa e flexível para a análise quantitativa de dados.

Mas, afinal de contas, o que é R? Quando falamos em “usar o R”, estamos nos referindo a dois significados ligeiramente distintos, mas inter-relacionados. Primeiramente, o R consiste em uma linguagem de programação, amplamente utilizada por pesquisadores e analistas de dados em diversas áreas, incluindo a psicometria.

Em segudo lugar, o R pode ser pensdo como um ambiente de desenvolvimento estatístico, ou seja, ele é o próprio software utilizado para escrever códigos na linguagem de mesmo nome.

A popularidade do R entre pesquisadores de diferentes disciplinas se deve à sua vasta gama de funções estatísticas. Em outras palavras, o R possui bibliotecas e pacotes que permitem a realização de análises complexas de maneira eficiente e gratuita.

Onde e como baixar o R?

O R, como um ambiente de desenvolvimento estatístico, é de código aberto, o que significa que pode ser obtido gratuitamente pela internet. Além disso, para baixar o R, basta acessar o site oficial do R Project e clicar em CRAN, do lado esquerdo da página inicial (ver Figura 1).

captura de tela da página inicial do site do R.
Figura 1. Página inicial do R Project. Seta vermelha indica onde baixar o R.

Ao acessar o Comprehensive Archive R Network (CRAN), você entrará em um repositório que contém os instaladores de diferentes versões do R, bem como os pacotes estatísticos criados por contribuidores. Além disso, o download pode ser realizado a partir de um dos espelhos do R, que podem ser pensados como repositórios específicos que contêm os arquivos a serem baixados. Essa estrutura visa aumentar a velocidade de download, proporcionando maior disponibilidade e eficiência.

Em seguida, recomendamos que clique em um dos quatro espelhos disponíveis no Brasil (Figura 2).

captura de tela dos espelhos do CRAN para download do R.
Figura 2. Espelhos do CRAN.

Por fim, selecione o download compatível com o sistema operacional de seu computador (Figura 3).

captura de tela dos instaladores do R.
Figura 3. Opções de instalação para diferentes sistemas operacionais.

Após baixar o instalador, execute-o e siga todos os passos para a instalação. Caso precise de mais detalhes para a instalação do R, veja nosso vídeo explicando como fazer a instalação.

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Embora seja possível usar o R apenas seguindo os procedimentos anteriormente descritos, é comum que pesquisadores instalem um segundo programa para sua utilização: o RStudio.

O RStudio é uma interface gráfica do usuário que torna a programação em R mais amigável e eficiente. Além disso, ele oferece uma série de facilidades, como a edição de scripts, o gerenciamento de pacotes, o histórico de comandos e um ambiente de trabalho organizado. Por isso, o RStudio é uma escolha popular entre os usuários do R.

Em síntese, o ambiente nativo de desenvolvimento do R é mais simples (Figura 4).

captura de tela da janela principal do RGui.
Figura 4. Interface do R.

Por outro lado, a interface gráfica do RStudio possui mais recursos ao pesquisador quantitativo (Figura 5).

captura de tela da interface gráfica do usuário do RStudio.
Figura 5. Interface gráfica do usuário do RStudio.

Onde e como baixar o RStudio?

Pelos motivos anteriormente descritos, recomendamos que você também instale o RStudio em seu computador.

Para isso, clique no link do site e selecione uma das opções de download (ver Figura 6). Em seguida, após baixá-lo, execute-o e siga todos os passos para a instalação.

captura de tela dos instaladores do RStudio para R.
Figura 6. Página de download do RStudio.

Quais são as vantagens de se programar em R com o RStudio?

Existe uma série de vantagens em realizar análise de dados programando em R com o RStudio. A seguir, apresentamos algumas delas.

  1. A linguagem R é gratuita e de código aberto: o R é gratuito para uso e distribuição, tornando-o acessível para qualquer pessoa interessada em análise de dados, independentemente de restrições orçamentárias;
  2. A linguagem R possui uma comunidade de suporte: o R possui uma comunidade de usuários e desenvolvedores ativa, o que significa que você pode encontrar suporte, recursos e pacotes adicionais desenvolvidos por especialistas em psicometria e estatística;
  3. A linguagem R possui uma coleção de pacotes estatísticos: o R oferece uma vasta coleção de pacotes estatísticos aos usuários. Esses pacotes podem ser facilmente instalados e utilizados para realizar diversas análises, incluindo testes de hipóteses (como testes t e ANOVAs) e análises psicométricas (como análises fatoriais exploratórias e confirmatórias);
  4. A linguagem R é flexível e personalizável: a linguagem R é altamente flexível, permitindo que você adapte suas análises de acordo com as necessidades específicas da sua pesquisa em psicometria;
  5. A linguagem R é ideal para a visualização de dados: o R possui pacotes com recursos gráficos poderosos que possibilitam a criação de gráficos e visualizações informativas para representar seus resultados de forma clara e concisa (por exemplo, o pacote ggplot2).

Saiba mais: Por que aprender a programar em R?

Onde aprender a programar em R?

Com base nas informações apresentadas até aqui, esperamos ter despertado seu interesse em começar a aprender a programar em R o quanto antes. No entanto, mesmo sabendo da importância do R no dia a dia de pesquisadores quantitativos, você pode se deparar com a seguinte dúvida: por onde começar? Então confira a novidade que preparamos a seguir!

É com grande satisfação que a Psicometria Online anuncia o curso R para Iniciantes. O curso tem como objetivo abordar todos os tópicos essenciais do R, permitindo que você explore assuntos específicos sem ser prejudicado por dúvidas básicas. Se você trabalha com pesquisa científica e deseja aprender a utilizar o R, então o curso R para Iniciantes é para você.

Além disso, se você quer saber mais sobre a Psicometria Online Academy, acesse nosso site. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Referências

Crawley, M. J. (2012). The R book (2nd ed.). John Wiley & Sons, Ltd.

Field, A., Miles, J., & Field, Z. (2012). Discovering statistics using R. Sage.

Wright, D. B., & London, K. (2009). Modern regression techniques using R: A practical guide for students and researchers. Sage.

Como citar este post

Lima, M. (2023, 23 julho). Qual é a diferença entre R e RStudio? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/qual-e-a-diferenca-entre-r-e-rstudio/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

O que é ensaio clínico randomizado?

O que é validade externa?

O que é validade interna?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

Teste t de Student

O que é correlação de Spearman?

Postados recentemente

Como montar e organizar o banco de dados no SPSS?

O que é ensaio clínico randomizado?

Como fazer o cálculo de tamanho amostral no G*Power?

Qual é a diferença entre sensibilidade e especificidade?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias