O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

O que é e como interpretar um forest plot?

Marcos Lima

ago 6, 2024

Neste post, explicaremos o que é e como interpretar um forest plot, um gráfico tipicamente usado para representar os resultados de uma síntese metanalítica.

O que é um forest plot?

Um forest plot (diagrama de floresta ou gráfico de floresta) é uma representação gráfica que mostra os resultados de estudos individuais e uma estimativa agregada de todos os estudos. Ele é útil para que possamos avaliar os resultados de uma série de estudos que buscaram responder uma questão conceitualmente comum.

Por exemplo, a Figura 1 apresenta os resultados de três estudos hipotéticos. Suponha que eles representem a diferença média padronizada (g de Hedges) no desempenho escolar de crianças com pais com estilo parental autoritativo versus negligente. Em outras palavras, quanto maior é o valor do g, maior é a vantagem de crianças com pais autoritativos em relação a crianças com pais negligentes, e quanto menor é o valor de g (isto é, mais negativo), maior é a vantagem na direção oposta.

dados de uma síntese metanalítica.
Figura 1. Dados hipotéticos para criação de forest plot.

Contudo, uma maneira alternativa à representação tabular dos dados é por meio do uso de um forest plot. Em seguida, apresentaremos um exemplo de forest plot com os dados da Figura 1, apresentando também uma síntese metanalítica desses resultados.

Exemplo de forest plot

A Figura 2 apresenta um forest plot baseado nos dados da Figura 1. Esse forest plot se baseou em um modelo de efeito fixo de metanálise, mas essa informação não será de particular relevância neste post. Para saber mais sobre esse modelo, clique aqui.

exemplo de forest plot.
Figura 2. Ilustração de um forest plot usando um modelo de efeito fixo.

Podemos pensar em um forest plot como representando concomitantemente as diferentes “árvores” que compõem uma dada área de pesquisa, de modo a contribuir para que pesquisadores consigam visualizar a “floresta”, isto é, a síntese da literatura sobre um dado tema.

Anatomia de um forest plot

A Figura 3 acrescenta setas e textos que descrevem os significados de alguns elementos do forest plot. Em seguida, faremos algumas observações sobre esses elementos.

forest plot com comentários.
Figura 3. Os principais elementos de um forest plot.

Primeira, o lado esquerdo do gráfico apresenta os nomes dos estudos individuais da síntese, tal como na tabela da Figura 1.

Segunda, a posição dos quadrados no eixo x representam os tamanhos de efeito de cada estudo, enquanto seus tamanhos representam os pesos de cada estudo. Além disso, essas informações são apresentadas numericamente à direita do gráfico, nas colunas g e Peso (%), respectivamente. Embora aqui estejamos usando o g de Hedges, o forest plot é generalizável para outras medidas de tamanho de efeito.

Terceira, as linhas horizontais que atravessam cada quadrado representam os intervalos de confiança de 95% ao redor da estimativa de tamanho de efeito. Ademais, essa informação também aparece numericamente na coluna IC 95%, à direita do gráfico.

Quarta, um losango (em inglês, diamond) representa a síntese metanalítica. O centro do losango representa o tamanho de efeito médio ponderado de todos os estudos, enquanto a largura horizontal do losango representa seu intervalo de confiança de 95%.

A linha vertical contínua que cruza o eixo x em 0 indica um efeito nulo, isto é, a situação em que não há diferenças no desempenho escolar de crianças com pais autoritativos e negligentes. Tamanhos de efeito à direita dessa linha representam melhor desempenho escolar de crianças com pais autoritativos, enquanto que tamanhos de efeito à esquerda dessa linha representam melhor desempenho escolar de crianças com pais negligentes.

Por outro lado, a linha vertical pontilhada, que cruza o eixo x em 0,60 indica o tamanho de efeito da síntese metanalítica, e pode ser útil para identificarmos quantos estudos tiveram intervalos de confiança que não incluíram a estimativa metanalítica.

Como interpretar um forest plot?

No forest plot das Figuras 2 e 3, dois estudos produziram efeitos significativos do estilo parental sobre o desempenho escolar (Barbosa et al., 2023 e Cardoso et al., 2024). O estudo de Alves et al. (2022), no entanto, produziu uma diferença numérica, mas não significativa. Sabemos disso pelo fato de o intervalo de confiança de 95% do tamanho de efeito cruzar o valor nulo (linha cheia vertical).

Sabemos ainda que os estudos podem ser ordenados daqueles que produziram as estimativas mais até as menos precisas de tamanho de efeito: Cardoso et al. (2024), seguido por Alves et al. (2022), seguido por Barbosa et al. (2023). Isso é conhecido tanto pelo tamanho dos quadrados de cada estudo, quanto pelos pesos à direita do forest plot.

Se retomarmos a tabela da Figura 1, veremos que os pesos dos estudos estão inversamente relacionados aos erros-padrões das estimativas de tamanho de efeito (mais precisamente, às inversas das variâncias dessas estimativas, onde as variâncias são obtidas elevando-se os erros-padrões ao quadrado).

O cálculo da síntese metanalítica, como já dito, é uma média aritmética ponderada dos tamanhos de efeito pelos respectivos pesos. No exemplo anterior, temos.

cálculo da síntese metanalítica contida no diamante de um forest plot.

O valor acima corresponde ao centro do losango, que representa a síntese metanalítica. Além disso, calculamos os intervalos de confiança, que indicam que g = 0,60, IC 95% [0,45, 0,75]. Note que o intervalo de confiança da síntese metanalítica é mais estreito, isto é, mais preciso que os intervalos dos estudos individuais.

Com base nesse resultado, portanto, poderíamos concluir que existe um efeito do estilo parental sobre o desempenho escolar, em que filhos de pais autoritativos têm desempenho mais que meio-desvio padrão maior, g = 0,60, que filhos de pais negligentes.

Conclusão

Neste post, explicamos o que é e como interpretar um forest plot, uma representação gráfica útil para representar os resultados de múltiplos estudos que investigaram uma questão conceitualmente comum. Além disso, nós também relacionamos o uso do forest plot ao contexto de revisões de literatura que fazem uso da metanálise.

A formação da Psicometria Online Academy conta com módulos de Revisões da Literatura e de Metanálise, que ensinam a realizar revisões da literatura com alto rigor metodológico, bem como a unificar os achados da sua revisão por meio da metanálise, respectivamente.

Se você quer aprender sobre esses conteúdos, então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Referências

Borenstein, M., Hedges, L. V., Higgins, J. P. T., & Rothstein, H. R. (2009). Introduction to meta-analysis. Wiley.

Cumming, G., & Calin-Jageman, R. (2017). Introduction to the new statistics: Estimation, open science, and beyond. Routledge.

Lima, M. F. R., & Buratto, L. G. (2023). Metanálises em psicologia: Uma introdução conceitual e prática. Psico-USF28(2), 267–279. https://doi.org/10.1590/1413-82712023280205

Como citar este post

Lima, M. (2024, 6 de agosto). O que é e como interpretar um forest plotBlog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/o-que-e-e-como-interpretar-um-forest-plot

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias