O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Análise Multivariada de Variância – MANOVA

Alex França

nov 11, 2021

Aqui no blog já exploramos o uso da Análise de Variância – ANOVA para comparar grupos em uma única variável dependente.

Porém, em muitas situações de pesquisa estamos interessados em comparar grupos em uma gama de características diferentes. Isso é bastante comum na pesquisa clínica, principalmente onde o foco está na avaliação do impacto de uma intervenção em uma variedade de medidas de resultados (por exemplo, ansiedade, depressão, bem-estar,resilência,etc).

Nesta situação utilizamos a Análise Multivariada de Variância, para os íntimos, MANOVA. Ela é usada quando você deseja comparar seus grupos em um número de variáveis dependentes diferentes, mas relacionadas: por exemplo, comparar os efeitos de diferentes tratamentos em uma variedade de medidas de resultados.

Pode-se dizer que  a MANOVA é uma extensão da ANOVA, para ser usada  quando você tem mais de uma variável dependente. Essas variáveis dependentes devem estar relacionadas de alguma forma, ou deve haver alguma razão conceitual para considerá-las juntas.

Nesse momento, alguns de vocês podem estar pensando: Por que não conduzir uma série de ANOVAs separadamente para cada variável dependente?

Isso é de fato o que muitos pesquisadores fazem. Infelizmente, ao conduzir uma série de análises, você corre o risco de ‘inflacionar’ o erro Tipo 1. Simplificando, isso significa que quanto mais análises você executa, maior é a probabilidade de encontrar um resultado significativo, mesmo que na realidade não haja diferenças entre seus grupos.

A vantagem de usar MANOVA é que ela ‘controla’ ou ajusta para este risco aumentado de um erro Tipo 1. No entanto, isso tem um custo. MANOVA é um conjunto de procedimentos muito mais complexo e possui uma série de premissas adicionais que devem ser atendidas. Tais como: 1. Tamanho da  amostra., 2. Normalidade., 3. Outliers., 4. Linearidade., 5. Homogeneidade., 6. Multicolinearidade e singularidade.

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

França, A. (2021, 11 de novembro). Análise multivariada de variância – MANOVA. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/analise-multivariada-de-variancia-manova/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Qual é a diferença entre covariância e correlação?

O que são médias marginais?

Diferença entre as regressões logísticas: binária, ordinal e multinomial

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias