O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Testes não paramétricos

Bruno Damásio

jul 9, 2021

Os testes não paramétricos são métodos estatísticos que não assumem pressupostos na distribuição das variáveis ou que os dados seguem algum modelo específico.

Por exemplo, a correlação de Pearson assume que os dados são lineares. Usar este tipo de correlação para dados que não são lineares é uma quebra dos pressupostos e traz resultados que não são confiáveis. Já as correlações de Spearman e Kendall são baseadas em uma lógica de postos que não assume linearidade dos dados ou uma distribuição normal. Por isso, é comum ouvirmos dizer que as correlações de Spearman e Kendall são alternativas não paramétricas para a correlação de Pearson.

ParamétricoNão paramétrico
Teste-t para amostras independentesTeste U de Mann-Whitney
Teste-t para amostras pareadasTeste de Wilcoxon
Correlação de PearsonCorrelação de Spearman ou Kendall
ANOVATeste de Kruskal-Wallis
Alternativas não paramétricas para testes paramétricos

Posso usar testes não paramétricos quando minha amostra é pequena?

Depende. Em geral, os testes paramétricos exigem menos casos do que os não paramétricos, se a amostra for normal. Isso acontece, pois, os paramétricos têm um poder estatístico maior, o que faz com que eles sejam capazes de detectar efeitos em amostras um pouco menores do que as que um teste não paramétrico necessitaria.

Por outro lado, é difícil assumir normalidade quando temos muito poucos casos (< 30), então os não paramétricos são uma possibilidade.

Outro ponto negativo dos testes não-paramétricos é que eles podem ser mais difíceis de interpretar. Pode ser mais difícil interpretar a diferença média de postos entre dois grupos (teste U de Mann-Whitney) do que a diferença de média de dois grupos (teste t, por exemplo).

Com isso, o uso dos testes não paramétricos deve ser baseado nos pressupostos dos testes, não necessariamente como uma maneira de lidar com amostras menores.

Testes não paramétricos podem se ajustar melhor aos dados

Vale a pena saber que existe uma outra vantagem de testes não paramétricos. Como eles tem modelos mais flexíveis, eles costumam se ajustar melhor aos dados. Por exemplo, em uma regressão linear, sempre tentaremos “encaixar” nossos dados em uma linha. Porém, se usarmos uma estimativa não paramétrica, ela pode se ajustar de maneira mais livre aos dados. Um exemplo de métodos capazes disso são os Modelos Aditivos Generalizados.

Entretanto, estes modelos são menos interpretáveis. Então sempre devemos considerar uma balança entre a facilidade de interpretação e o ajuste.

Com este artigo, acredito que você já tenha uma visão geral dos testes não paramétricos. Vale muito a pena também ler a alternativa a este artigo: os testes paramétricos. É importante entender os testes com profundidade para saber os pressupostos que assumimos. Então, que tal rever os pressupostos da regressão linear?

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

Damásio, B. (2021, 9 de julho). Testes não paramétricos. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/testes-nao-parametricos/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

O que é o teste Q de Cochran?

Testes não paramétricos para comparação entre grupos

O que é teste de Wilcoxon?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como escrever uma revisão sistemática? A declaração PRISMA

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias