O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Cálculo do tamanho de efeito para o teste de Mann-Whitney

Marcos Lima

dez 10, 2024

Em posts anteriores, nós explicamos o que é o teste de Mann-Whitney e como realizá-lo no SPSS. Neste post, daremos um passo além e mostraremos como calcular e interpretar o tamanho de efeito para o teste de Mann-Whitney.

O que é o teste de Mann-Whitney?

O teste Mann-Whitney é o equivalente não paramétrico do teste t para amostras independentes. Em outras palavras, ele pode ser usado para comparar diferenças entre duas medidas independentes, usando os postos como desfecho do modelo estatístico.

Por exemplo, podemos utilizar o teste de Mann-Whitney para avaliar se há diferenças nos níveis de ansiedade entre indivíduos que praticam yoga e aqueles que não praticam. Nesse caso, temos, portanto, dois grupos independentes (praticantes vs. não praticantes de yoga) e uma variável dependente (níveis de ansiedade), o que permite uma comparação direta entre os grupos.

banner da Psicometria Online Academy.

Os resultados de um teste de Mann-Whitney

Primeiramente, vamos apresentar um exemplo que já utilizamos em outros posts sobre o teste de Mann-Whitney. Suponha que, após perguntarmos a 11 adultos quanto eles gastaram no último presente de Dia das Mães, obtivemos as seguintes respostas:

dados para exemplo do tamanho de efeito para teste de Mann-Whitney.

Em seguida, reapresentaremos esses escores, mas ordenados do menor para o maior.

dados ordenados, para ilustrar conceito de postos.

Por um lado, se não houver diferença entre valores gastos em função do sexo dos participantes, esperaríamos que escores de homens e de mulheres ficassem aproximadamente igualmente espaçados ao longo da sequência ordenada.

Por outro lado, se houver uma diferença entre os grupos, os escores de cada grupo tenderiam a se concentrar mais em um extremo dos escores ordenados. De maneira intuitiva, podemos conceber o teste de Mann-Whitney como uma tentativa de quantificar a probabilidade de sequências iguais ou mais extremas do que as observadas, considerando a hipótese nula postula de que os escores dos dois grupos são distribuídos de maneira aproximadamente aleatória ao longo da sequência.

Em nosso post sobre como realizar o teste de Mann-Whitney no SPSS, obtivemos z = 2,19, p = 0,03. Esse escore z reflete, portanto, a discrepância entre a estatística do teste e o valor esperado para essa estatística, considerando que a hipótese nula é verdadeira. Em seguida, utilizaremos esse escore z para calcular nossa medida de tamanho de efeito.

Como calcular o tamanho de efeito para o teste de Mann-Whitney?

Rosenthal (1991, p. 28) apresenta a seguinte medida de tamanho de efeito baseada em escore z:

fórmula do tamanho de efeito para teste de Mann-Whitney.

onde N se refere ao tamanho amostral, que, em nosso exemplo, consiste em 11 observações. Sendo assim, podemos calcular nosso tamanho de efeito:

cálculo do tamanho de efeito para teste de Mann-Whitney.

Cohen (1988) sugere critérios de 0,10, 0,30 e 0,50 como indicativos, respectivamente, de efeitos pequenos, médios e grandes. Desse modo, segundo esses critérios, nosso efeito pode ser considerado grande. No entanto, recomenda-se que você interprete seus tamanhos de efeito à luz de sua própria área de pesquisa.

Como reportar os resultados?

Antes de mais nada, medidas de tamanho de efeito costumam ser reportadas juntamente a resultados de testes estatísticos. Por exemplo, no caso do teste de Mann-Whitney, podemos reportar a estatística U, o escore z, o valor de p a ele associado e o tamanho de efeito.

Além disso, de modo a facilitar a interpretação dos testes inferenciais, também reportaremos medianas, mínimos e máximos como estatísticas descritivas (mostramos esses cálculos em nosso post sobre como executar o teste de Mann-Whitney no SPSS).

Desse modo, os resultados descritos a seguir servem como sugestão de redação:

Homens relataram, assim, menores gastos com presentes no último Dia das Mães (Mdn = 128 reais, amplitude = 105–141, n = 5) em comparação com mulheres (Mdn = 195,50 reais, amplitude = 129–387, n = 6). O teste de Mann-Whitney, portanto, identificou diferenças significativas entre os grupos, U = 3, z = 2,19, p = 0,03, r = 0,66, que indica, de acordo com as diretrizes sugeridas por Cohen (1988), um efeito grande.

Conclusão

Neste post, você aprendeu a calcular o tamanho de efeito para o teste de Mann-Whitney. Gostou desse conteúdo? Então aproveite e também se inscreva em nosso canal do YouTube para ficar por dentro de nossas novidades!

Se você precisa aprender análise de dados, então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Referências

Cohen, J. (1988). Statistical power analysis for the behavioral sciences. Academic press.

Rosenthal, R. (1991). Meta-analytic procedures for social research (2nd ed.). Sage.

Scheff, S. W. (2016). Nonparametric statistics. In S. W. Scheff (Ed.), Fundamental statistical principles for the neurobiologist : A survival guide (pp. 157–182). Elsevier. https://doi.org/10.1016/B978-0-12-804753-8.00008-7

Como citar este post

Lima, M. (2024, 10 de dezembro). Cálculo do tamanho de efeito para o teste de Mann-Whitney. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/calculo-do-tamanho-de-efeito-para-o-teste-de-mann-whitney/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

O que é correlação posto-bisserial?

O que é tamanho de efeito?

Cálculo do tamanho de efeito para o teste de Wilcoxon

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Postados recentemente

O que é validade convergente?

Validade dos testes psicológicos

Como realizar a análise de variância no JASP?

O que é análise multivariada de variância (MANOVA)?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias