O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Como executar correlações no JASP? Pearson, Spearman e Kendall

Marcos Lima

dez 17, 2021

Em outro post, vimos que pesquisadores muitas vezes querem saber se duas variáveis estão relacionadas entre si. A correlação é uma medida da relação (linear ou monotônica) entre variáveis. Neste post, explicaremos como executar correlações no JASP.

Tipos de medidas de correlação

Existem três principais medidas de correlação usadas em pesquisas quantitativas. A mais popular delas é a correlação de Pearson, que é uma análise paramétrica para medir se duas variáveis estão relacionadas de maneira linear.

No entanto, existem alternativas à correlação de Pearson. Por exemplo, a correlação de Spearman é uma medida que correlaciona os postos das variáveis, ao invés de as variáveis originais. Em outras palavras, esse coeficiente transforma as variáveis originais em postos (i.e., ranqueando as observações dos valores mais baixos até os mais altos) e aplica uma fórmula que gera o coeficiente  de Spearman.

Enquanto a correlação de Spearman pode ser entendida como uma correlação de Pearson aplicada aos postos das variáveis originais, a correlação de Kendall é uma estatística baseada no número de inversões dos postos de uma das variáveis, quando os postos da outra variável estão ordenados. A aplicação de sua fórmula gera o coeficiente τ (letra grega tau) de Kendall, uma medida de concordância dos postos dos pares de observações.

Em seguida, vamos ensinar uma maneira simples e prática de obter esses coeficientes, solicitando essas correlações no JASP!

banner da assessoria NAOPARE.

Como executar as correlações no JASP?

O JASP é um software estatístico de uso gratuito com uma interface gráfica bastante intuitiva. Se você ainda não possui o JASP instalado em seu computador, então você pode baixá-lo aqui.

Abrindo o banco de dados

Primeiramente, você deve abrir o seu banco de dados no JASP. Neste tutorial, usaremos o banco de dados dos traços de personalidade do Big Five, disponível no seguinte caminho do JASP: Abrir > Biblioteca de Dados > 4. Regressão > Traços de Personalidade do Big Five. A Figura 1 mostra o carminho parcial até a última pasta, enquanto a Figura 2 mostra o conteúdo da pasta, com o arquivo que deverá ser aberto.

como acessar bancos de dados no JASP.
Figura 1. Caminho para busca do banco de dados.
arquivos disponíveis na biblioteca de dados do JASP.
Figura 2. Banco de dados usado no tutorial.

Solicitando a correlação de Pearson no JASP

Em seguida, basta acessar o caminho Regressão > Correlação (Regression > Correlation), selecionar as variáveis de interesse e, por fim, passá-las para a caixa Variáveis (Variables), clicando no botão contendo um triângulo. O GIF a seguir ilustra os passos que descrevemos.

como solicitar correlações no JASP.

Por padrão, o JASP apresenta as correlações em uma matriz k × k, onde k se refere ao número de variáveis selecionadas na análise. A desvantagem dessa apresentação é que ela fica mais difícil de ler em matrizes maiores, além de duplicar as informações acima e abaixo da diagonal principal. Se preferir, clique na opção Exibir em pares (Display pairwise) para que as correlações sejam exibidas par a par, com uma correlação em cada linha.

Solicitando as demais correlações no JASP

A descrição anterior gerou apenas coeficientes de correlação de Pearson. Obter os coeficientes de correlação de Spearman e de Kendall é muito simples. Basta marcar as opções rho de Spearman (Spearman) e Tau-b de Kendall (Kendall’s tau-b). O GIF a seguir ilustra essa operação.

como solicitar diferentes índices de correlações no JASP.

Interpretando as correlações no JASP

Uma matriz k × k gera k(k – 1) / 2 correlações em pares. Em nosso exemplo, temos cinco fatores de personalidade, portanto teremos 5(4) / 2 = 10 correlações em pares (Figura 3).

outputs das correlações no JASP.
Figura 3. Tabela de correlações gerada pelo JASP.

Fazemos três destaques na Figura 3. Primeiramente, os três coeficientes forneceram padrões qualitativamente similares, isto é, sempre que um coeficiente foi estatisticamente significativo, os demais também o foram.

Segundo, apesar de os padrões qualitativos serem similares, as diferenças nas magnitudes das correlações foram grandes em alguns casos, a depender do coeficiente selecionado. Por exemplo, A correlação entre neuroticismo e extroversão foi estimada em –0,35 pela correlação de Pearson, mas de apenas –0,23 pela correlação de Kendall.

Terceiro, neuroticismo e agradabilidade foram os fatores com o maior número de correlações significativas, apresentando correlações com três outros fatores.

Outras opções disponíveis no JASP

Você ainda pode selecionar opções adicionais em sua análise. Por exemplo, algumas opções incluem intervalos de confiança (em Confidence intervals), diagramas de dispersão (em Scatter plots) e mapa de calor (em Heatmap). Tente interagir com o JASP e explorar as opções por ele oferecidas.

Por fim, destacamos que o JASP está em constante atualização. É possível, portanto, que a apresentação visual das opções, bem como o número de opções, mude ligeiramente a depender da versão que você instalou em seu computador. Apesar disso, o caminho para obter os coeficientes provavelmente continuará sendo semelhante ao que aqui descrevemos.

Conclusão

Neste post, distinguimos brevemente três tipos de medidas de correlação. Além disso, descrevemos como solicitá-las no JASP. O JASP é um software essencial na caixa de ferramentas de pesquisadores quantitativos, pois ele é gratuito, de fácil utilização e é constantemente atualizado por seus desenvolvedores.

Gostou desse conteúdo? Se você precisa aprender análise de dados, então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

Lima, M. (2021, 17 de dezembro). Como executar correlações no JASP? Pearson, Spearman e Kendall. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/como-executar-correlacoes-no-jasp-pearson-spearman-e-kendall

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Curso R para Iniciantes

Como criar gráficos no R com o ggplot2?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como escrever uma revisão sistemática? A declaração PRISMA

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias