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Como usar o Google Acadêmico?

Marcos Lima

ago 17, 2024

Se você está escrevendo um TCC, dissertação, tese, artigo ou projeto de pesquisa, então é essencial ter boas referências bibliográficas para embasar sua escrita científica. Uma ferramenta que pode auxiliá-lo na busca dessas referências é o Google Acadêmico.

Você conhece o Google Acadêmico? Neste post, falaremos sobre essa ferramenta. Além disso, daremos algumas dicas de como utilizá-la de forma eficaz.

O que é Google Acadêmico?

O Google Acadêmico (em inglês, Google Scholar; Figura 1) é um serviço gratuito do Google que permite pesquisar artigos, teses, livros e outros documentos acadêmicos. Lançado em 2004, o Google Acadêmico se tornou uma ferramenta indispensável para estudantes e pesquisadores ao redor do mundo. Com ele, você pode encontrar trabalhos de diversas áreas do conhecimento.

logotipo do Google Scholar.
Figura 1. Logomarca do Google Acadêmico.

A principal função do Google Acadêmico é facilitar o acesso a informações científicas. Com ele, você pode encontrar artigos para fundamentar seus trabalhos acadêmicos. Além disso, a plataforma permite que você acompanhe as citações de um determinado autor ou publicação, o que é muito útil para estudantes e pesquisadores.

A plataforma também permite o acompanhamento de novas publicações em áreas específicas. Isso pode ajudá-lo a se manter atualizado com as últimas pesquisas. O Google Acadêmico também serve para localizar referências bibliográficas e verificar o impacto de uma publicação. Veremos cada um desses pontos ao longo do post.

Veja também: O que é o Portal de Periódicos CAPES?

Como acessar o Google Acadêmico?

Acessar o Google Acadêmico é simples. Primeiramente, abra o seu navegador de internet. Em seguida, digite “Google Acadêmico” na barra de pesquisa ou vá diretamente ao site (scholar.google.com). Desse modo, você já poderá fazer uso das funcionalidades do Google Acadêmico (Figura 2).

página inicial do Google Acadêmico.
Figura 2. Página de buscas do Google Acadêmico. 1 = botão clicável para exibir menu; 2 = botão para exibir perfil do usuário (requer login); = 3 = botão para abrir biblioteca com artigos salvos pelo usuário; 4 = barra de busca.

Caso prefira, você pode salvar o site nos seus favoritos para acessá-lo mais rapidamente no futuro. Além disso, não é necessário criar uma conta para começar a usar o serviço. Contudo, o cadastro oferece algumas vantagens, como salvar artigos e criar alertas de pesquisa.

Como pesquisar no Google Acadêmico?

Como fazer a primeira busca bibliográfica?

Para realiza uma busca, basta digitar os termos relacionados ao tema de seu interesse na barra de busca. Por exemplo, suponha que estamos interessados em fazer uma primeira busca pelo termo “executive functions“. A Figura 3 ilustra essa pesquisa.

como realizar uma busca no Google Scholar.
Figura 3. Exemplo de busca no Google Acadêmico.

Por se tratar de uma expressão composta, colocamos entre aspas o termo pesquisado. Isso foi feito para que o Google Acadêmico busque a ocorrência exata das palavras executive e functions uma após a outra. Por outro lado, se omitíssemos as aspas, o Google Acadêmico poderia retornar resultados em que os termos aparecem separadamente.

Veja também: Como pesquisar artigos no SciELO?

Como filtrar os resultados da busca?

Nossa busca anterior retornou mais de 1 milhão de resultados, mas é possível refinar essa busca usando as opções de filtro do lado esquerdo da página. Por exemplo, podemos restringir os resultados à janela temporal de 2010 a 2024, bem como limitar os resultados a artigos de revisão. Desse modo, com essa delimitação, nossa busca retornou cerca de 28 mil resultados (Figura 4).

Algunas funcionalidades adicionais do Google Scholar.
Figura 4. Exemplo de busca refinada no Google Acadêmico. 1 = opção “citado por” permite acessar trabalhos subsequentes que citaram um dado texto; 2 = resultados indicados com “[PDF]” podem ser baixados em seu dispositivo; 3 = nomes de autores com sublinhado são clicáveis e acessam perfil do pesquisador no Google Acadêmico.

Apesar de o resultado das buscas ter um número ainda difícil de gerenciar, a ideia aqui não é escanear todos os resultados da busca. Pelo contrário, você pode se beneficiar do Google Acadêmico usando suas diversas funcionalidades. Em seguida, descreveremos algumas delas.

Outras funcionalidades do Google Acadêmico

Como usar o recurso “Citado por”?

O recurso Citado por (Figura 4, número 1) fornece um indício da relevância de uma publicação. Por exemplo, o primeiro resultado da busca por “executive functions” consiste em uma influente revisão de literatura publicada no Annual Review of Psychology, com 16.413 citações até o momento da publicação deste post (Diamond, 2013). Se você está começando a estudar funções executivas, certamente a leitura de Diamond (2013) é um bom ponto de partida.

Além disso, o recurso Citado por é clicável. Por exemplo, se você quiser saber quais trabalhos citaram Diamond (2013) apenas em 2024, basta clicar em Citado por, que o Google Acadêmico abrirá uma janela contendo apenas as publicações que citaram essa revisão. Em seguida, você pode restringir os resultados para Desde 2024. O Google Acadêmico indica que Diamond (2013) foi citada cerca de 1.480 vezes apenas em 2024, até a data da publicação desse post (Figura 5).

como usar o recurso citado por no Google Acadêmico.
Figura 5. Exemplo de uso do recurso “Citado por”. Janela apresenta artigos que citaram Diamond (2013) desde 2024, retornando cerca de 1.480 resultados.

Como baixar um artigo encontrado no Google Acadêmico?

Outra funcionalidade do Google Acadêmico é que ele informa quais artigos estão gratuitamente disponíveis para download. Por exemplo, na Figura 4, número 2, vemos que o segundo resultado da busca por “executive functions” pode ser baixado no ResearchGate, conforme indica o termo [PDF].

Ressaltamos, contudo, que o acesso ao link disponível no Google Acadêmico leva o usuário a um site externo ao próprio Google. Além disso, nem sempre o PDF disponível se refere à versão final do artigo. É possível, em alguns casos, que o usuário tenha acesso a uma versão pré-print do artigo a ser publicado e que, portanto, ainda sofra modificações até a versão final.

Como acessar o perfil de um pesquisador?

Na Figura 4, número 3, os nomes dos autores estão sublinhados. No Google Acadêmico, nomes sublinhados indicam pesquisadores que possuem perfil criado na plataforma. Ao acessar o perfil de um pesquisador, é possível que você encontre publicações adicionais sobre o tema que você está buscando.

Por exemplo, na Figura 4, clicamos no nome AD Baddeley, que se refere a Alan D. Baddeley, um importante pesquisador do tema memória de trabalho, um construto intrinsecamente relacionado a funções executivas. Ao clicar nesse link, o Google Acadêmico nos redireciona ao perfil do pesquisador, onde há várias métricas de sua produtividade (Figura 6, lado direito).

perfil de pesquisadores no Google Scholar.
Figura 6. Perfil do pesquisador Alan D. Baddeley.

Mais importante para este post, o lado esquerdo da Figura 6 apresenta a lista de publicações identificada pelo Google Acadêmico (ou cadastradas pelo pesquisador) como sendo de autoria dele. É possível ordenar tais publicações em sequência alfabética (Título), por número de citações (Citado por) ou por recência (Ano).

Em resumo, ao explorar os perfis de pesquisadores que investigam o tema que você tem interesse, você poderá localizar publicações adicionais relevantes para a redação dos seus trabalhos acadêmicos.

Como checar a forma de citação de um texto?

Outra funcionalidade do Google Acadêmico é o botão Citar, indicado por um retângulo na Figura 7. Por exemplo, ao clicarmos nesse botão no resultado de Diamond (2013), o Google Acadêmico mostrará como citar esse trabalho nas normas da Modern Language Association (MLA), da ABNT (NBR 6023) e da American Psychological Association (APA).

Recurso "citar" no Google Scholar.
Figura 7. Exemplo de uso do recurso “Citar”. Janela apresenta como citar Diamond (2013) segundo três normas de publicação.

Além disso, o Google Acadêmico disponibiliza os links BibTeX, EndNote, RefMan e RefWorks, que permitem o download do arquivo a ser incorporado à ferramenta gerenciadora de referências de sua preferência, como o Mendeley, o EndNote ou o Zotero.

No entanto, ressaltamos que as referências criadas pelo Google Acadêmico nem sempre são acuradas. Por exemplo, a referência de Diamond (2013) nas normas da APA deveria ter o nome do periódico com iniciais maiúsculas e incluir o DOI do documento. Desse modo, atente-se para o fato de que você pode precisar fazer ajustes manuais nas referências, para que elas respeitem as normas de citação que você precisa adotar.

Como criar alertas no Google Acadêmico?

O Google Acadêmico também permite criar alertas de pesquisa. Esses alertas notificam você sempre que novos artigos sobre um tema de interesse forem publicados. Isso é útil para quem deseja acompanhar as novidades em uma área específica de estudo.

Por exemplo, na lateral esquerda da Figura 5, há um botão denominado Criar alerta. Ao clicar nele, o usuário pode configurar qual é o alerta que ele quer cadastrar (Figura 8). Ao fazer isso, o usuário indica um endereço de e-mail no qual quer receber alertas periódicos com novas publicações envolvendo seus termos de interesse.

criando alertas de novas publicações.
Figura 8. Exemplo de uso do “Criar alerta” para receber notificações por e-mail de novas publicações sobre um determinado tema.

De maneira similar, é possível seguir um pesquisador (desde que ele tenha um perfil no Google Acadêmico), de modo a ser notificado quando houver atualizações relacionadas a ele. Para esse fim, basta estar na página de um pesquisador e clicar no botão Seguir (Figura 9).

como seguir um pesquisador.

Esse clique levará à abertura de uma nova janela, onde você deve indicar quais atualizações você deseja receber, que incluem novos artigos, novas citações ou artigos relacionados à pesquisa do autor de interesse. Além disso, você deve indicar um endereço de e-mail para onde serão encaminhadas as atualizações.

Como melhorar a escrita de artigos científicos?

Ao redigir textos acadêmicos, é fundamental encontrar boas referências, mas escrever bem é igualmente importante. Uma escrita clara e objetiva influencia a forma como esses achados serão recebidos e utilizados por outros leitores.

Pensando nisso, a formação da Psicometria Online Academy desenvolveu o curso de Escrita Científica de Alto Impacto, que dá dicas fundamentais para uma excelente escrita científica de artigos de alto impacto, com ênfase em pesquisa quantitativa. O curso é dividido em 7 módulos.

  • Módulo 1 – Estruturando uma pesquisa relevante: sua pesquisa não deve ser mais do mesmo. Estruture um estudo de alto nível, que tem o potencial de avançar o estado da arte na sua área;
  • Módulo 2 – A estrutura da fundamentação teórica: aprenda a estrutura de organização da fundamentação teórica que tornará evidente a relevância da sua pesquisa;
  • Módulo 3 – A estrutura da escrita científica: entenda as principais características da escrita científica enquanto gênero textual, que tem suas próprias regras a serem seguidas;
  • Módulo 4 – Os principais erros da escrita: evite os principais erros gramaticais e estilísticos da escrita científica, tornando assim seu texto muito mais profissional;
  • Módulo 5 – A estrutura do método: aprenda a estruturar o método de um jeito impecável, sem deixar lacunas para questionamentos e críticas de revisores e bancas;
  • Módulo 6 – Resultados, discussão e conclusão: aprenda a problematizar os resultados e a discussão dos seus achados, elaborando com enorme profundidade e qualidade técnica cada uma dessas seções;
  • Módulo 7 – O processo da publicação científica: aprenda com quem já foi editor de revistas nacionais e internacionais (Qualis A) tudo que se passa internamente nas revisas científicas, para que você tenha muito mais chance de publicação.

Curso "Escrita Científica de Alto Impacto" da Psicometria Online Academy.

Se você quer aprender sobre esse conteúdo, então comece hoje mesmo o curso de Escrita Científica de Alto Impacto e melhore substancialmente a qualidade de seus textos científicos.

Referência

Diamond, A. (2013). Executive functions. Annual Review of Psychology, 64, 135–168. https://doi.org/10.1146/annurev-psych-113011-143750

Como citar este post

Lima, M. (2024, 17 de agosto). Como usar o Google Acadêmico? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/como-usar-o-google-academico

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

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