O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

JASP: um software gratuito para fazer análise de dados

Marcos Lima

nov 11, 2022

Você precisa de um programa para realizar análises quantitativas de dados de forma simples, rápida e intuitiva? Neste post, apresentaremos o software JASP, uma opção gratuita que pode atender às suas necessidades.

O que é o JASP?

O JASP é um software para análises estatísticas, gratuito, de código aberto e multiplataforma, desenvolvido e continuamente atualizado por um grupo de pesquisadores da Universidade de Amsterdã, na Holanda.

Desenvolvido para ter uma interface gráfica amigável e familiar aos usuários do SPSS, o software foi batizado em homenagem a Sir Harold Jeffreys, um geofísico que deu importantes contribuições ao campo da inferência bayesiana.

Em outras palavras, JASP é o acrônimo da expressão inglesa Jeffreys’s Amazing Statistics Package (em livre-tradução, O Programa de Estatísticas Incríveis de Jeffreys).

screenshot do JASP v. 0.16.4.

Por que você deveria usar o JASP?

Se você está lendo este post, então é bem provável que você tenha interesse em psicometria e em análise quantitativa de dados. Desse modo, se você tem a necessidade de um software para realizar as análises de dados de suas pesquisas, confira a seguir alguns motivos pelos quais você deveria usar o JASP.

O JASP é gratuito

Primeiramente, uma vantagem do JASP é sua gratuidade. Isto é, por ser um programa de código aberto, o software pode ser baixado gratuitamente em seu computador por meio deste link.

Além disso, ele está disponível para as plataformas Windows, macOS e Linux. Diferente de opções comerciais, tais como SPSS e SAS, você não necessita pagar licenças para usar o JASP.

O JASP é amigável

Além de não ter os custos de pacotes comerciais (e.g., SPSS), o JASP é mais amigável que outras opções flexíveis (e.g., R). O R, por exemplo, é uma ferramenta poderosa e flexível para o pesquisador quantitativo, mas tem uma curva de aprendizagem mais íngreme.

Por outro lado, o JASP oferece o poder dos mecanismos de computação estatística do R associados à simplicidade dos menus suspensos do SPSS. Isso o torna a alternativa ideal para alunos e professores, que podem se focar em conceitos estatísticos enquanto usam um programa do tipo clicar e apontar.

Dentro do atributo “amigável”, podemos considerar ainda: (a) compatibilidade com uma série de formatos de arquivos: .csv, .txt, .tsv, .ods, .dta, .sav, .zsav, .por, .sas7bdat, .xpt e .jasp; (b) geração de tabelas e figuras em tempo real, conforme as opções de análises são selecionadas; e (c) criação de tabelas formatadas nas normas do manual de publicação da American Psychological Association.

O JASP possui recursos em português

Outra vantagem do software é a existência de recursos em português. Por exemplo, nas preferências do JASP, o usuário pode configurar o programa para ter sua interface e resultados em língua portuguesa (Figuras 1 e 2).

como escolher o idioma do programa.
Figura 1. Como modificar as preferências do idioma no JASP.

Além disso, o JASP possui uma série de recursos ao usuário, incluindo dois guias em língua portuguesa voltados a iniciantes no software.

programa JASP em português.
Figura 2. Interface gráfica do JASP em português brasileiro.

A instalação contém mais de 50 bancos de dados

Outra vantagem do software é que ele já vem instalado com uma coleção inicial de mais de 50 conjuntos de dados dos livros Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, de Andy Field, e Introduction to the Practice of Statistics, de David S. Moore, George P. McCabe e Bruce A. Craig (veja a Figura 3).

bancos de dados instalados com o JASP.
Figura 3. Alguns bancos de dados que vêm com a instalação padrão do software.

Esses bancos de dados podem ser úteis para docentes ministrando cursos introdutórios de estatística e que, portanto, poderiam usar o JASP e seus bancos de dados como ferramenta de ensino dos conceitos e análises básicas de estatística descritiva e inferencial.

O JASP calcula tamanhos de efeito

O JASP permite que usuários calculem uma série de medidas de tamanho de efeito, como, por exemplo, o d de Cohen, o g de Hedges, o delta de Glass e o eta-quadrado parcial, para citar algumas delas.

Vale ressaltar que, até recentemente, o SPSS realizava o cálculo do eta-quadrado parcial, mas não os das demais medidas, que também são importantes na rotina de pesquisadores quantitativos.

Quais análises estão disponíveis no JASP?

A instalação padrão do software contém uma série de módulos, sendo que cada um deles é responsável por diferentes técnicas estatísticas. Por exemplo, o JASP realiza testes t, análises de variância (incluindo ANOVAs, ANCOVAs, MANOVAs e MANCOVAs), modelos de regressão, modelos lineares mistos, testes baseados em frequências (e.g., testes binomial, multinomial, qui-quadrado e log-linear).

Existem ainda módulos voltados ao mundo da psicometria, como, por exemplo, análises de fidedignidade, análises fatoriais, modelagem por equações estruturais e análise de redes psicométricas. Além disso, existem módulos para testes de equivalência, metanálise e técnicas de aprendizado de máquina. E essa não consiste em uma lista exaustiva dos recursos disponíveis no JASP, que está em constante atualização por parte de seus desenvolvedores.

Uma piada feita entre a comunidade do JASP é que o software é um “cavalo de Tróia bayesiano”. Essa piada faz alusão ao cavalo de madeira que os gregos deram de presente aos troianos (Figura 4).

piada da comunidade estatística sobre o cavalo de Tróia bayesiano.
Figura 4. A piada do “cavalo de Tróia bayesiano”.

A ideia subjacente é que o software foi criado sob a pretensão de ser uma opção gratuita a pacotes comerciais, mas, na verdade, ele é um “presente de grego” dos estatísticos bayesianos aos frequentistas. Desse modo, mais que apenas oferecer uma opção gratuita aos pacotes comerciais, o JASP implementa análises estatísticas frequentistas e bayesianas (veja a Figura 5).

Figura 5. Opções frequentistas e bayesianas dos testes t.

Conclusão

Neste post, apresentamos o JASP, um software gratuito, de código aberto e multiplataforma para análises estatísticas. Se você foi convencido pelas vantagens que apresentamos dessa opção estatística, então comece hoje mesmo a utilizar o software.

Se você gostou desse conteúdo, então aproveite e se inscreva também em nosso canal do YouTube para aprimorar suas habilidades em análise de dados!

Precisa aprender análise de dados? Então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Referência

Wagenmakers, E.-J., Love, J., Marsman, M., Jamil, T., Ly, A., Verhagen, J., Selker, R., Gronau, Q. F., Dropmann, D., Boutin, B., Meerhoff, F., Knight, P., Raj, A., van Kesteren, E.-J., van Doorn, J., Šmíra, M., Epskamp, S., Etz, A., Matzke, D., …, Morey, R. D. (2018). Bayesian inference for psychology. Part II: Example applications with JASP. Psychonomic Bulletin & Review, 25(1), 58–76. https://doi.org/10.3758/s13423-017-1323-7

Como citar este post

Lima, M. (2022, 11 de novembro). JASP: Um software gratuito para fazer análise de dados. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/jasp-um-software-gratuito-para-fazer-analise-de-dados/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Respostas de 2

  1. Sou corretor de imóveis. Perito avaliador.
    Tenho formação acadêmica em administração e ciência de dados.
    Vejo usando os métodos tradicionais de avaliação. Contudo, cada vez mais é exigida a Inferência Estatística no tratamento das amostragens de imóveis para avaliação e alguns usuários já não aceitam mais o método tradicional de análise comparativo por fatores.
    Existem alguns softwares no mercado como Infer 32 e o Sysdea. Pagos, que tratam e depuram os dados e concluem pelo melhor escolha de preço.
    É possível fazer esse trabalho com o JASP? É fácil de aplicar? Gostaria de conhecer e usar…

    1. O JASP é uma excelente ferramenta, e muito fácil de ser utilizada, Percival. Entretanto, não conheõ o Infer 32 e Sysdea. Sugiro baixar o JASP e avaliar se ele te atende. Abraços!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Gerenciador de referências: Zotero

O que é ensaio clínico randomizado?

O que é validade externa?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

Teste t de Student

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Postados recentemente

Gerenciador de referências: Zotero

Como montar e organizar o banco de dados no SPSS?

O que é ensaio clínico randomizado?

Como fazer o cálculo de tamanho amostral no G*Power?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias