O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

O que é análise de moderação?

Alex França

fev 21, 2023

Para entendermos o que é análise de moderação, vamos usar um exemplo adaptado do livro de Andy Field (2018). No exemplo ele aborda a questão dos jogos violentos de videogames e o aumento da agressividade em jovens.

No livro, Andy Field faz referências a algumas pesquisas da área as quais afirmam que, embora jogar videogames violentos possa melhorar a acuidade visuo-espacial, memória visual, entre outras habilidades, em comparação com jogos como Tetris, esses jogos também têm sido associados ao aumento da agressividade em jovens. Além disso, outras pesquisas apontam como preditor de problemas de agressão e conduta os denominados traços de insensibilidade-frieza emocional (callous-unemotional), como falta de culpa, falta de empatia e uso insensível de outras pessoas para ganho pessoal.

Diante deste contexto, imagine que um pesquisador decida explorar a relação entre jogar videogames violentos (como Grand Theft Auto, Carmageddon e Manhunt), agressividade e a possível influencia dos traços de insensibilidade-frieza emocional na agressividade. Assim, ele decide medir comportamento agressivo (Agressão), traços de insensibilidade-frieza emocional (tem ou não tem) e o número de horas por semana que 450 jovens jogam jogos de videogames violentos.

Como resultado dessa pesquisa ele obtém a Figura abaixo e conclui que para as pessoas que não são insensíveis, não há relação entre videogame e agressão (a linha é totalmente plana), mas para as pessoas que são insensíveis, há uma relação positiva: à medida que o tempo gasto nesses jogos aumenta, também aumentam os níveis de agressão (o linha se inclina para cima).

Veja que o resultado deste estudo ilustra o conceito de moderação. O efeito de X em alguma variável Y é moderado por W se seu tamanho, sinal ou força depende ou pode ser previsto por W. Nesse caso, diz-se que W (insensibilidade-frieza emocional – tem ou não tem) é um moderador do efeito de X em Y, ou que W e X interagem em sua influência sobre Y.

Ou em outras palavras, está dizendo que insensibilidade-frieza emocional é um moderador, e que a força ou direção da relação entre o jogo e a agressão é afetada por ter ou não ter traços de insensibilidade-frieza emocional. Esta é uma maneira simples de pensar sobre moderação, no qual você tem como resultado a presença de uma diferença na relação entre videogames e agressão nos dois grupos de insensibilidade.

Como visto no exemplo, identificar uma variável moderadora de um efeito ajuda a estabelecer as condições desse efeito ou as circunstâncias, estímulos ou tipo de pessoas para as quais o efeito é grande versus pequeno, presente versus ausente, positivo versus negativo, e assim por diante.

Agora que sabemos o que é a moderação conceitualmente, vamos ver esse modelo representado no diagrama a seguir.

Este diagrama representa um processo no qual o efeito de alguma variável de interesse X (chamada de antecedente focal) em Y é influenciado ou dependente de W, conforme refletido pela seta apontando de W para a linha de X a Y. É o efeito de interação que nos diz se a moderação ocorreu.

O termo ‘moderação’ implica que o moderador altera a relação entre as outras duas variáveis. Um efeito de interação significativo não justifica fazer essa suposição causal, apenas mostra que duas variáveis têm um efeito combinado no resultado. Em nosso exemplo, então, você estaria ajustando um modelo linear de previsão de agressão (o desfecho) do jogo de videogame, insensibilidade-frieza emocional e sua interação.

Se você se interessou pela análise de moderação busque pelo livro Introduction to Mediation, Moderation, and Conditional Process Analysis. Third Edition A Regression-Based Approach de Andrew Hayes. Andrew Hayes é um estatístico e professor de psicologia na Universidade Estadual de Ohio, e é conhecido por seu trabalho no desenvolvimento e aplicação de métodos estatísticos para a análise de moderação e mediação.

Ele criou um processo de análise de moderação e mediação chamado “PROCESS” que é amplamente utilizado por pesquisadores em todo o mundo. Para você saber mais sobre o PROCESS, visite nosso post clicando aqui e nosso outro post sobre como identificar potenciais variáveis moderadoras.

Conclusão

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

França, A. (2023, 21 de fevereiro). O que é análise de moderação? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/o-que-e-analise-de-moderacao/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Respostas de 2

  1. Olá, estou estudando para apresentar um artigo em um journal e essa explicação me ajudou muito. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Qual é a diferença entre covariância e correlação?

Diferenças entre modelos lineares e modelos lineares generalizados (GLMs)

O que são médias marginais?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

O que é e como funciona a revisão por pares (peer review)?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias