O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

O que é regressão de Cox?

Alex França

fev 9, 2023

A regressão de Cox é um método de análise de sobrevivência que permite estimar a probabilidade de um evento de interesse (como a falência de uma empresa, ou o tempo até a ocorrência de uma doença) ocorrer ao longo do tempo, considerando o efeito de uma ou mais variáveis independentes (como idade, gênero, estado clínico, entre outros), mesmo quando existem indivíduos que ainda não tiveram o evento ou quando há censura (ou seja, quando o tempo até o evento é desconhecido para alguns indivíduos).

O modelo da regressão de Cox é amplamente utilizado em estudos epidemiológicos para avaliar a relação entre fatores de risco e a incidência de uma determinada doença. Por exemplo, em um estudo de incidência de câncer, os participantes são seguidos por um período de tempo e o registro é mantido sobre o surgimento de novos casos de câncer.

Nesse esse exemplo, a Regressão de Cox é aplicada para estimar a probabilidade de desenvolvimento de câncer, levando em consideração fatores como idade, sexo, histórico familiar, hábitos de tabagismo e alimentação, exposição a agentes ambientais, etc. O modelo permite identificar quais fatores estão fortemente associados ao risco de desenvolvimento de câncer, ajudando a compreender melhor as causas da doença e a desenvolver estratégias de prevenção eficazes.

Outro exemplo prático em que a Regressão de Cox pode ser usada é para responder a pergunta: Homens e mulheres têm riscos diferentes de desenvolver câncer de pulmão com base no consumo de cigarros? Construindo um modelo de Regressão de Cox, com o uso de cigarros (cigarros fumados por dia) e gênero inseridos como covariáveis, é possível testar hipóteses relativas aos efeitos de gênero e uso de cigarros no tempo para o início de câncer de pulmão, o que poderia fornecer informações úteis para o tratamento e a prevenção da doença.

Esta técnica também é utilizada para a avaliação de tratamentos médicos. Por exemplo, podemos utilizar a Regressão de Cox para a avaliar o efeito de um tratamento no tempo de sobrevivência de pacientes com uma determinada doença. Nesse estudo, os pacientes são divididos em dois grupos: um grupo recebe o tratamento experimental e o outro recebe o tratamento padrão. O tempo de sobrevivência é então registrado para cada paciente.

A Regressão de Cox é aplicada para estimar a probabilidade de sobrevivência para cada paciente, levando em consideração fatores como idade, sexo, histórico médico, estado clínico, etc. O modelo permite comparar o efeito do tratamento experimental em comparação com o tratamento padrão, identificando se o tratamento experimental é significativamente mais eficaz na prolongação do tempo de sobrevivência dos pacientes.

Estes foram apenas alguns exemplos das muitas possibilidades de aplicação da Regressão de Cox em estudos da área da suade. Como visto, a técnica pode ser usada para avaliar a relação entre fatores de risco e a incidência de uma ampla variedade de doenças, onde a variável resposta é, geralmente, o tempo até a ocorrência de um evento de interesse. Podendo ser o tempo o surgimento de uma doença, a recidiva ou a cura de uma doença bem como até a morte de um paciente, considerando o efeito de variáveis independentes.

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

França, A. (2023, 9 de fevereiro). O que é regressão de Cox? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/o-que-e-regressao-de-cox/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

E-book Análises Bi e Multivariadas: Definições e Usos

Comparação entre grupos: quando utilizar o teste t de amostras independentes e análise de variância (ANOVA)?

Análise de moderação: como identificar potenciais variáveis moderadoras?

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Teste t de Student

Postados recentemente

O que é o coeficiente kappa de Cohen?

O que é correção de Bonferroni?

Qual é a diferença entre aprendizagem supervisionada e não supervisionada?

Familywise error rate (FWER): o que é e como controlar?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias