Neste post, falaremos sobre a revisão de escopo. Primeiramente, definiremos revisão de escopo e seus principais objetivos. Em seguida, daremos dois exemplos de perguntas de pesquisa cujas respostas foram obtidas usando este método de revisão de literatura. Por fim, nós listaremos sete passos para se conduzir uma revisão de escopo.
Revisão de escopo: definição e objetivos
As revisões de escopo (ou scoping reviews) são aquelas revisões que mapeiam a literatura sobre um determinado tópico ou área de pesquisa para identificar conceitos-chave e possíveis lacunas. O principal objetivo da revisão de escopo é fornecer uma visão descritiva dos estudos sob revisão.
Em uma revisão de escopo o objetivo não é, por exemplo, encontrar a melhor evidência de uma intervenção em saúde, mas sim reunir e mostrar como várias evidências foram produzidas, sem classificar a robustez da evidência, apenas rastreando-a e antecipando potencialidades.
Portanto, as revisões de escopo diferem das revisões sistemáticas, porque não visam avaliar a qualidade das evidências disponíveis, mas objetivam mapear rapidamente os principais conceitos que sustentam uma área de pesquisa. Nesse sentido, as revisões de escopo se tornaram populares no mapeamento de diversas práticas no contexto da pandemia da COVID-19.
Exemplos de revisões de escopo
Em seguida, apresentamos dois exemplos de perguntas de pesquisa que foram investigadas por meio de uma revisão de escopo no contexto da COVID-19.
A primeira delas, conduzida por Oliveira et al. (2021), investigou a seguinte pergunta: quais as evidências disponíveis na literatura sobre manejo e desfechos da infecção puerperal pelo novo coronavírus? A segunda, por sua vez, examinou quais as evidências científicas sobre a inserção dos cuidados paliativos no cenário da pandemia da COVID-19 (Florêncio et al., 2020).
Nessas situações, as revisões de escopo foram ideais porque os pesquisadores puderam incorporar uma variedade de desenhos de estudo na literatura publicada. Além disso, esse tipo de revisou permitiu às equipes de pesquisa abordar questões além daquelas relacionadas à eficácia da intervenção e gerar descobertas que podem complementar e contribuir na discussão de ensaios clínicos.
Como se faz uma revisão de escopo?
Para realizar uma revisão de escopo, você deve definir a pergunta norteadora de pesquisa e o objetivo da revisão. A partir disso, os estudos relevantes serão selecionados, classificados e sintetizados de acordo com seus objetivos, metodologias e resultados.
Em seguida, listaremos sete passos para realizar uma revisão de escopo:
1. Definir a pergunta norteadora, o objetivo e a delimitação da revisão: determinar a pergunta que direcionará o objetivo da revisão e, assim, definirá os critério de inclusão e de exclusão de estudos na revisão.
2. Buscar fontes relevantes: utilizar as bases de dados relevantes a fim de pesquisar artigos e estudos publicados sobre o tópico de interesse, o que pode incluir bases de dados bibliográficos, registros clínicos, bibliotecas digitais, entre outros.
3. Selecionar estudos: selecionar os estudos que atendam aos critérios estabelecidos na Etapa 1.
4. Ler os estudos: ler os estudos selecionados e identificar as informações relevantes, como, por exemplo, autores, ano de publicação, metodologia, resultados e conclusões.
5. Sintetizar informações: resumir as informações dos estudos selecionados e organizá-las em categorias relevantes.
6. Analisar resultados: analisar as informações sintetizadas de modo a identificar tendências e padrões na literatura.
7. Discutir os resultados: apresentar uma visão geral da literatura, com destaque para tendências e lacunas de pesquisa. Além disso, inclui apresentar uma conclusão final da revisão de escopo.
Conclusão
Neste post, você aprendeu o que é uma revisão de escopo. Se você se interessa por outros tipos de estudos de revisão, então recomendamos que também veja nosso post sobre o uso da estratégia PICO para formular perguntas de pesquisa em estudos de revisão sistemática.
Gostou desse conteúdo? Se você precisa aprender análise de dados, então faça parte da Psicometria Online Academy, a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).
Referências
Florêncio, R. S., Cestari, V. R. F., Souza, L. C. de, Flor, A. C., Nogueira, V. P., Moreira, T. M. M., Salvetti, M. de G., & Pessoa, V. L. M. de P. (2020). Cuidados paliativos no contexto da pandemia de COVID-19: Desafios e contribuições. Acta Paulista de Enfermagem, 33, Article eAPE20200188. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO01886
Levac, D., Colquhoun, H., & O’Brien, K. K. (2010). Scoping studies: Advancing the methodology. Implementation Science, 5, Article 69. https://doi.org/10.1186/1748-5908-5-69
Oliveira, K. F. de, Oliveira, J. F. de, Wernet, M., Paschoini, M. C., & Ruiz, M. T. (2021). Período pós-parto e infecção pelo novo coronavírus: Revisão de escopo. Revista Enfermagem UERJ, 29(1), Article e56037. https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.56037
Como citar este post
França, A. (2023, 2 de fevereiro). O que é uma revisão de escopo? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/o-que-e-uma-revisao-de-escopo/