O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Quais pacotes usar na análise fatorial exploratória no R?

Bruno Damásio

jul 8, 2024

Pesquisadores podem realizar análise fatorial exploratória em diferentes softwares, como, por exemplo, R, Factor e JASP. No entanto, quando a escolha feita é pelo R, pesquisadores enfrentam o desafio de identificar quais são os pacotes que possuem as soluções mais modernas e adequadas às suas necessidades.

Desse modo, pensando nesse desafio, o objetivo deste post é oferecer algumas dicas de quais pacotes usar na análise fatorial exploratória no R. Fique atento, pois o último pacote é o mais importante!

Caso você não esteja familiarizado com alguns termos de análise fatorial exploratória, não se preocupe, pois a Psicometria Online disponibiliza gratuitamente o Glossário de Análise Fatorial Exploratória. Esse e-book fornece definições claras e concisas de termos importantes da área.

glossário de análise fatorial exploratória.

Pacotes para análise fatorial exploratória no R

Pacote psych

William Revelle, autor e mantenedor do pacote psych o define da seguinte maneira: “uma caixa de ferramentas, de propósito geral, originalmente desenvolvida para psicologia da personalidade, teoria psicométrica e psicologia experimental”.

Este é um dos principais pacotes para psicometria no R. Primeiramente, por meio dele, é possível realizar análise paralela e análise fatorial exploratória com correlações policóricas. Além disso, o pacote permite calcular diferentes índices de fidedignidade (p.ex., alfa de Cronbach, lambda de Gutman e ômega de McDonald). Entretanto, sua análise paralela utiliza um método de estimação diferente daquele usado pelo Factor, podendo superestimar o número de fatores.

Pacote EFAtools

O objetivo deste pacote é compilar diferentes desenvolvimentos modernos em análise fatorial exploratória em um único pacote. Por exemplo, esse pacote permite implementar diferentes métodos de retenção fatorial simultaneamente, computar escores fatoriais e trabalhar com modelos bifactor ou de segunda-ordem.

Pacote unival

Pacote voltado para a avaliação da unidimensionalidade de um instrumento. Por exemplo, com base em variáveis externas, ele compara a validade diferencial e preditiva de fatores específicos com um fator geral (de segunda-ordem). Este procedimento foi proposto pelos próprios desenvolvedores do Factor (Ferrando & Lorenzo-Seva, 2019).

Pacote EFA.MRFA

Este pacote contém apenas cinco funções, sendo, portanto, menor que os pacotes anteriormente descritos. Apesar de disso, ele permite a realização da análise paralela e do método Hull para determinar o número de fatores que devem ser retidos na solução fatorial. Além disso, seu único método de extração é o Minimum Rank Factor Analysis, que dá nome à sigla do pacote. Ademais, seus procedimentos replicam os resultados do Factor (Lorenzo-Seva et al., 2011; Timmerman & Lorenzo-Seva, 2011).

Por onde começar a utilizar o R?

Neste post, apresentamos pacotes para usar na análise fatorial exploratória no R. Se você utiliza análises fatoriais exploratórias em suas pesquisas, mas ainda não é um usuário do R, então veja a novidade que preparamos a seguir!

É com grande satisfação que a Psicometria Online anuncia o curso R para Iniciantes. O curso tem como objetivo abordar todos os tópicos essenciais do R, permitindo, portanto, que você explore assuntos específicos sem ser prejudicado por dúvidas básicas. Se você trabalha com pesquisa científica e deseja aprender a utilizar o R, então o curso R para Iniciantes é para você.

Estamos comprometidos em fornecer recursos que apoiem seu crescimento e excelência no campo da Psicometria.

Aproveite o curso R para Iniciantes.

Atenciosamente,

Bruno Figueiredo Damásio

Psicometria Online Academy

Referências

Ferrando, P. J. & Lorenzo-Seva, U. (2019). An external validity approach for assessing essential unidimensionality in correlated-factor models. Educational and Psychological Measurement, 79(3), 437–461. https://doi.org/10.1177/0013164418824755

Lorenzo-Seva, U., Timmerman, M. E., & Kiers, H. A. L. (2011). The Hull method for selecting the number of common factors. Multivariate Behavioral Research, 46(2), 340–364. https://doi.org/10.1080/00273171.2011.564527

Timmerman, M. E., & Lorenzo-Seva, U. (2011). Dimensionality assessment of ordered polytomous items with parallel analysis. Psychological Methods, 16(2), 209–220. https://doi.org/10.1037/a0023353

Como citar este post

Damásio, B. F. (2024, 8 de julho). Quais pacotes do R usar na análise fatorial exploratória? Blog Psicometria Online. blog.psicometriaonline.com.br/pacotes-do-r-para-analise-fatorial-exploratoria/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Em 2020, saí da UFRJ para montar a minha formação, a Psicometria Online Academy.

Meu foco é que você se torne um(a) pesquisador(a) de excelência. Clique aqui para conhecer a Academy.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Glossário de Análise Fatorial Exploratória

Termos importantes da análise fatorial exploratória

Comunalidade vs. singularidade: entendendo as diferenças

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

Teste t de Student

Qual é a diferença entre R e RStudio?

Postados recentemente

Como montar e organizar o banco de dados no SPSS?

O que é ensaio clínico randomizado?

Como fazer o cálculo de tamanho amostral no G*Power?

Qual é a diferença entre sensibilidade e especificidade?

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias