O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Qual a importância do poder estatístico?

Bruno Damásio

jul 9, 2021

O poder estatístico é a chance de detectar o efeito de um teste quando de fato houver um efeito. Dito de outra maneira, também pode ser a capacidade de diferenciarmos um efeito real de um efeito aleatório em um estudo.

Em geral, o poder estatístico costuma ser de 80%. Isso indica que temos 80% de chance de detectar o efeito caso ele aconteça.

Talvez isso soe familiar, já que nós discutimos o poder estatístico quando falamos sobre erro do tipo II. Na realidade, o poder estatístico é o inverso da chance de erro do tipo II.

Para entender melhor, vamos pensar em um exemplo. Vamos supor que estamos verificando a hipótese de que adolescentes são mais curiosos do que adultos. Supondo que vamos fazer um teste-t para detectar diferença de médias entre os adolescentes e adultos, teríamos as seguintes hipóteses:

  • H0: adolescentes não tem diferença na média de curiosidade comparando com adultos.
  • H1: adolescentes tem diferença na média de curiosidade comparando com adultos.

O poder estatístico nos indica a chance de corretamente identificarmos que adolescentes são mais ou menos curiosos que os adultos, quando eles de fato o são.

O que influencia o poder estatístico?

O poder estatístico é influenciado por três fatores:

  • O valor de significância do teste (α);
  • a distância entre o valor observado na hipótese nula e na hipótese alternativa (como a diferença de média de duas amostras no teste-t);
  • a variabilidade na população (como o desvio padrão das amostras);
  • o tamanho da amostra.

O poder estatístico diminui quando aumentamos o valor de significância (α). Isso significa que há uma balança entre erro do tipo I e do tipo II que devemos observar. A variabilidade da amostra também diminui o tamanho de efeito, já que é mais fácil distinguir um fenômeno mais coeso de um fenômeno com grande variabilidade.

Por exemplo, é mais fácil dizer que adolescentes são mais criativos que adultos se quase todos os adolescentes forem criativos e quase todos os adultos não forem criativos. Mas fica cada vez mais difícil fazer esta distinção conforme houver uma maior mistura de adolescentes e adultos criativos e não criativos.

Dispersão

Por outro lado, o poder estatístico aumenta conforme aumentamos a distância entre os valores que vamos observar na hipótese nula e alternativas e o tamanho da amostra.

Como medir o poder estatístico?

O poder estatístico não é uma medida fácil de se calcular, principalmente por mudar de acordo com o teste, diferente dos valores de α. Mas podemos contar com diversas calculadoras a quem podemos recorrer. Aqui fica a recomendação de algumas:

Qual a relação entre poder estatístico e tamanho de efeito?

Tamanho de efeito e poder estatístico estão intimamente relacionados. Isso acontece pois quando o tamanho de efeito é maior, o poder estatístico também é.

Pensando em um teste-t, por exemplo, o tamanho de efeito, d de Cohen, é dado pela diferença de média entre os grupos, dividido pelo desvio padrão (figura 1). Note que ambos o poder estatístico e o tamanho de efeito aumentam quando:

  • Há maior diferença entre as médias;
  • O desvio padrão das duas amostras é menor.

O poder estatístico é uma medida muito importante e por vezes ignorada. Então, com este conhecimento em mente, espero que você consiga planejar pesquisas com mais rigor e possa analisar mais criticamente os resultados (seus ou não) já relatados.

E para finalizar, um assunto muito complementar ao pode estatístico são os erros do tipo I e II. Vale muito a pena olhar os artigos aqui no blog sobre tamanho de efeito, erro do tipo I e erro do tipo II.

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

Damásio, B. (2021, 9 de julho). Qual a importância do poder estatístico? Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/qual-a-importancia-do-poder-estatistico/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias