Imagine uma situação na qual podemos estar interessados em saber se ouvir música reduz a capacidade de memória de trabalho das pessoas. Para isso, poderíamos medir a capacidade de memória de trabalho de cada pessoa em duas condições: com e sem música. Em um desenho experimental como este, cada participante aparece em ambos os grupos.
Como poderíamos analisar esses dados?
Um teste t de amostras dependentes/emparelhadas (também conhecido como medidas repetidas) pode ser usado! Ele é adequado quando temos apenas um grupo de pessoas (ou empresas, ou máquinas, etc.) e coletamos os dados delas em das ocasiões diferentes ou sob duas condições diferentes
Projetos experimentais de pré-teste e pós teste são um exemplo do tipo de situação que essa técnica de análise pode ser aplicada. Por exemplo, avaliamos cada pessoa por meio de alguma medida contínua no Tempo 1, é realizada algum tipo de intervenção e avaliamos cada pessoa novamente (Tempo 2).
Além disso, essa abordagem também é usada quando você combina pares de participantes (ou seja, cada pessoa é combinada com outra em critérios específicos, como idade, sexo). Um dos pares é exposto à Intervenção 1 e o outro é exposto à Intervenção 2. As pontuações em uma medida contínua são comparadas para cada par.
Quer mais ainda? Os testes t de amostras pareadas também podem ser usados quando você mede a mesma pessoa em termos de sua resposta a duas perguntas diferentes (por exemplo, pedindo que avaliem a importância em termos de satisfação com a vida em duas dimensões da vida: saúde, segurança financeira ) Neste caso, ambas as dimensões devem ser avaliadas na mesma escala (por exemplo, de 1 = nada importante a 10 = muito importante).
Conclusão
Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).
Como citar este post
França, A. (2021, 22 de outubro). Teste t para amostras dependentes. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/teste-t-para-amostras-dependentes/