O que é validade de conteúdo?
A validade de conteúdo refere-se ao grau em que o conteúdo de um instrumento reflete adequadamente o construto que está sendo medido. Em outras palavras, é a extensão em que uma medida “cobre” o construto de interesse.
Para produzir resultados válidos, o conteúdo de um teste deve cobrir todas as partes relevantes do assunto que pretende medir. Se alguns aspectos estiverem faltando na medição (ou se aspectos irrelevantes forem incluídos), a validade está ameaçada.
Por exemplo, se um pesquisador define conceitualmente a ansiedade como envolvendo sentimentos nervosos e pensamentos negativos, então o teste deve incluir itens sobre ambos fatores. Se o teste só apresenta itens que avaliam pensamentos negativos, ele não estará cobrindo todas as partes do construto ansiedade. Dessa forma, a validade de conteúdo apresentaria um problema, porque um aspecto relevante do construto (sentimentos nervosos) teria sido excluído.
Como avaliamos a validade de conteúdo?
A validade de conteúdo de um teste é praticamente garantida pela técnica de construção. Isto posto, os dois procedimentos recomendados para analisar a validade de conteúdo devem ser executados durante os processos de construção ou de adaptação dos instrumentos de medida.
Avaliação do instrumento pelo público-alvo: o instrumento deverá ser avaliado por grupos de pessoas cujas caraterísticas vão de acordo com as características dos respondentes a que o instrumento se destina. Os grupos verificarão se os itens, as instruções e a escala de resposta são compreensíveis.
Segundo as sugestões e recomendações proporcionadas pelo público-alvo, podem ser feitas modificações no instrumento. É fatível realizar tantas avaliações pelo público-alvo quanto sejam necessárias.
Avaliação do instrumento por especialistas no construto que visa ser mensurado: esta avaliação pode envolver procedimentos qualitativos e quantitativos.
Nos procedimentos qualitativos, os especialistas devem avaliar o instrumento como um todo, determinando sua abrangência. Isto é, se cada domínio ou conceito foi adequadamente coberto pelo conjunto de itens e se todas as dimensões foram incluídas.
Nos procedimentos quantitativos sera quantificado o grau de concordância entre os especialistas. Existem diferentes métodos que podem ser utilizados para este objetivo, tais como:
- Porcentagem de concordância.
- Coeficiente de validade de conteúdo (CVC)
- Índice de validade de conteúdo (ICV).
- Coeficiente de Kappa.
- Coeficiente de correlação intraclasse (CCI).
Se você deseja conhecer melhor cada uma dessas formas, clique nos links acima!
Conclusão
Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).
Como citar este post
Damásio, B. (2021, 11 de abril). Validade baseada no conteúdo. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/validade-de-conteudo/
Respostas de 2
Olá, Bruno! Estou estudando a disciplina de psicometria na graduação em psicologia e achei o seu conteúdo muito rico e objetivo. Isso torna a aprendizagem mais eficaz. Para me aprofundar no assunto, você poderia me informar quais foram as referências bibliográficas utilizadas?
Agradeço antecipadamente pela atenção.
Abraços
Luciani
Olá, Luciani. Indico a seguir um artigo bem citado sobre o tema (Haynes et al., 1995) e dois capítulos que oferecem uma boa introdução sobre o assunto.
Haynes, S. N., Richard, D., Kubany, E. S. (1995). Content validity in psychological assessment: A functional approach to concepts and methods. Psychological Assessment, 7(3), 238–247. https://doi.org/10.1037//1040-3590.7.3.238
Pacico, J. C., & Hutz, C. S. (2015). Validade. In C. S. Hutz, D. R. Bandeira, & C. M. Trentini (Orgs.), Psicometria (pp. 71–84). Artmed.
Pasquali, L. (2013). Validade dos testes. In L. Pasquali, Psicometria: Teoria dos testes na psicologia e na educação (5ª ed., pp. 158–191). Editora Vozes.
Equipe Psicometria Online.