O seu Blog de Psicometria

Tenha acesso à nossa enciclopédia virtual de conhecimento em Psicometria e Análise de Dados

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Compartilhe nas Redes Sociais

Você precisa conhecer o FACTOR

Alex França

out 27, 2022

FACTOR é um programa desenvolvido para se executar Análise Fatorial Exploratória, desenvolvido pelos espanhóis Urbano Lorenzo-Seva e Pere Joan Ferrando, da Universitat Rovira i Virgili (Tarragona, Espanha) é um programa gratuito, extremamente leve para instalar e que apresenta dezenas de opções que o SPSS não contém para este tipo de análise, como por exemplo utilizar matrizes de correlação policóricas e tetracóricas.

Inicialmente, para rodar uma AFE no FACTOR, é preciso organizar o banco de dados. O FACTOR só lê arquivos no formato .dat (Fixed ASCII). Para obtê-lo, basta abrir o seu banco de dados .sav no SPSS e, ir em File/Save as, para salvá-lo em arquivo .dat (Fixed ASCII).

No FACTOR, ao clicar em Read Data, deve-se explicitar o número de participantes e o número de variáveis existentes no arquivo .dat a ser lido. Para facilitar as análises é importante deixar no arquivo .dat apenas os itens do instrumento que serão utilizados na AFE a ser conduzida. Em Configure Analysis estão todas as opções de análise.

Lá, o pesquisador pode escolher o tipo de matriz de dados a ser utilizada (covariância, correlação ou policórica/tetracórica); o método de retenção fatorial (Minimum Average Partial, Parallel Analysis, e Hull Method); e o método de extração fatorial (Diagonally Weighted Least Squares factor analysis, Unweighted Least Squares; Exploratory Maximum Likelihood; Minimum Rank Factor Analysis e Principal Component Analysis).

Vale, também, ressaltar que o FACTOR possui diversas opções de rotação, oferecendo rotações ortogonais e oblíquas, bem como rotações específicas para casos de complexidade fatorial (quando itens tendem a carregar em mais de um fator) e para casos de simplicidade fatorial (quando os itens tendem a carregar satisfatoriamente em apenas um fator).

Adicionalmente, com o FACTOR você pode obter índices iniciais de discriminação e dificuldade dos itens baseados na Teoria de Resposta ao Item.

O interessante deste programa é que ele é extremamente atualizado, acompanhando o desenvolvimento das técnicas de AFE, incorporando-as, ano após ano, em suas possibilidades de análise. A versão, na data dessa publicação é a 12.01. Em síntese, o FACTOR é um programa espetacular, simples de usar, e com possibilidades de análise incomparáveis ao SPSS, programa que, por algum motivo, deixa muito a desejar na parte das análises fatoriais.

O FACTOR pode ser baixado no site: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/

O manual do programa também pode ser encontrado em: http://psico.fcep.urv.es/utilitats/factor/Manual-of-the-Factor-Program.pdf

Gostou desse conteúdo? Precisa aprender Análise de dados? Faça parte da Psicometria Online Academy: a maior formação de pesquisadores quantitativos da América Latina. Conheça toda nossa estrutura aqui e nunca mais passe trabalho sozinho(a).

Como citar este post

França, A. (2022, 27 de outubro). Você precisa conhecer o FACTOR. Blog Psicometria Online. https://www.blog.psicometriaonline.com.br/voce-precisa-conhecer-o-factor/

Bruno Figueiredo Damásio

Sou Psicólogo, mestre e doutor em Psicologia. Venho me dedicando à Psicometria desde 2007.

 

Fui professor e chefe do Departamento de Psicometria da UFRJ durante os anos de 2013 a 2020. Fui editor-chefe da revista Trends in Psychology, da Sociedade Brasileira de Psicologia (SBP) e Editor-Associado da Spanish Journal of Psychology, na sub-seção Psicometria e Métodos Quantitativos.

 

Tenho mais de 50 artigos publicados e mais de 5000 citações, nas melhores revistas nacionais e internacionais.

Compartilhe sua opinião sobre este post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts sugeridos

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Conteúdo

Mais lidos

O que é correlação de Pearson?

Teste t de Student

O que é o teste de Shapiro-Wilk?

O que é regressão linear múltipla?

Postados recentemente

Como definir a ordem de autoria do artigo científico?

Como realizar o teste de Shapiro-Wilk no JASP?

Bolsas de mestrado e de doutorado: como conseguir?

Dicas de como melhorar a sua escrita científica

Deseja se tornar completamente autônomo e independente na análise dos seus dados?

Junte-se a mais de 22.300 membros e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Categorias